O Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis) congrega pesquisadores de diversas áreas de conhecimento científico - destacando-se, dentre outras, a economia espacial, regional e urbana, economia do meio ambiente e recursos naturais, história econômica, geografia econômica, cartografia - afiliados a várias instituições. O Nemesis integra o Programa de Núcleos de Excelência (PRONEX) patrocinado pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e Fundação de Amparo à pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e encontra-se sediado no IPEA/RJ.
O foco das pesquisas do núcleo são modelos espaciais dos processos demográficos, econômicos e ambientais que permitam analisar os padrões históricos, geográficos e institucionais de desenvolvimento brasileiro e, sobretudo, avaliar os efeitos locais e regionais das políticas governamentais no Brasil. A perspectiva sistêmica manifesta-se na busca de explicação do comportamento do país, das regiões, ou de estados específicos, pelas relações entre suas unidades geográficas ou administrativas (estados, municípios e setores censitários).
Para viabilizar as pesquisas, um dos produtos fundamentais do Nemesis é a organização de base de dados socioeconômicas, geoecológicas e político-administrativas em vários níveis geográficos que encontram-se disponíveis nesse sítio, na Memória Estatística do Brasil e, sobretudo, na página regional do Ipeadata onde destaca-se o painel de dados municipais para o período 1872-2000.
Mapa: Gerard Mercator, Atlas Minor. Amstelodami 1607, A.E.Nordenskiöld Collection Helsinki University Library
© NEMESIS - Todos os direitos reservados. Contato: nemesis@ipea.gov.br Termos de Uso